@font-face{font-family:'Font Awesome 5 Free';font-style:normal;font-weight:900;font-display:block;src:url(https://cdn.ajeitosuamusica.com.br/wp-content/plugins/waveplayer/assets/fonts/fa-solid-900.woff2) format("woff2")}.fa,.fas{font-family:'Font Awesome 5 Free',FontAwesome;font-weight:900}@font-face{font-family:'Font Awesome 5 Brands',FontAwesome;font-style:normal;font-weight:400;font-display:block;src:url(https://cdn.ajeitosuamusica.com.br/wp-content/plugins/waveplayer/assets/fonts/fa-brands-400.woff2) format("woff2")}.fab{font-family:'Font Awesome 5 Brands';font-weight:400}

Critérios para uma guia musical comercial: O que os artistas procuram?

Critérios para uma guia musical comercial: O que os artistas procuram?
Texto do blog em áudio

Já citamos aqui no blog a diferença de uma guia musical e uma produção musical (fonograma). Se você ainda não viu esse artigo, clique aqui para acessar.

Bom, como uma guia musical precisa ser?

Como trabalhamos com artistas há 25 anos, sabemos o que eles procuram em uma guia musical, afinal, já foram mais de 500 guias gravadas por cantores renomados e também regionais.

Os artistas, principalmente renomados, têm tempo muito corrido, na hora de escolher uma música para entrar no repertório e ser lançada recebem centenas delas.

Então, quais são os critérios de uma guia musical comercial?

Antes de passar quais são os critérios observados a partir de vários sucessos, é importante ressaltar que isto não se trata de uma regra, mas é o que predomina. Se você tem composições que fogem de tais critérios, sem problemas, só saiba que será mais difícil entrar no mercado atual.

Alguns critérios são:

1. Quantidade de Palavras

Segundo a Crowley (empresa que monitora semanalmente as músicas mais executadas no Brasil e também a análises da equipe do Ajeito Sua Música), as músicas Top100 têm entre 80 a 110 palavras. Acesse nosso contador de palavras com análise gratuita clicando aqui.

2. Seja objetivo

Uma letra comercial precisa ser objetiva. Sabe, não são interessantes aquelas letras que ficam falando das qualidades da mulher, mas insistem sempre no mesmo assunto, por exemplo: você é linda, seus cabelos são lisos, sua pele é cheirosa, seus lábios são bonitos etc… Fica girando em círculo, não sai disso. Uma letra precisa ser objetiva, e o assunto precisa prender a atenção de quem vai ler ou ouvir.

3. Estrutura

A estrutura é superimportante, pois é ela que vai facilitar ao ouvinte decorar a letra.

Pensa comigo, uma estrutura que contém parte A, parte B, ponte e refrão é o padrão básico de uma letra comercial de sucesso. Em algumas vezes, nem ponte tem.

Agora, existem compositores que não se atentam a isso, acabam por não olhar esse detalhe.

Veja uma estrutura de letra complexa:

Parte A, refrão, parte B, refrão, parte C, parte D, refrão

Imagine decorar uma letra dessas, complicado, né?

Não adianta querer reinventar a lâmpada, ela já existe. É melhor ir pelo caminho de quem já teve resultados.

4. Melodia

Está aí uma coisa de que é preciso conhecimento para fazer algo profissional.

Quando falamos em conhecimento, nos referimos ao conhecimento musical.

Imagine só, você entregando a planta de sua casa a uma pessoa que não entende de construção, sairia um desastre, correto?

Assim acontece na criação da melodia, quem for criar uma melodia precisa entender de música, acordes, campo harmônico, escala, empréstimo modal, e por aí vai.

A letra precisa harmonizar com a melodia e também com o ritmo, tudo tem que estar na mesma sintonia.

Quem estudou teoria musical sabe que notas em colcheia geralmente são usadas em ritmos mais rápidos, alegres, por exemplo.

Acordes menores são usados para expressar tristeza.

Acordes diminutos, para fazer passagem.

Acordes de preparação, geralmente preparam para o próximo verso ou refrão.

Enfim, nossa equipe com 25 anos de música tem essa bagagem, pois são mais de 13 mil guias musicais gravadas e muitas produções realizadas para artistas, então sabemos, de fato, o que estamos fazendo.

Se você deseja realmente fazer uma melodia comercial, estude!

5. Refrão

Você já deve ter visto pessoas que não se lembram do nome da música, do cantor, da letra inteira, mas conseguem cantar o refrão.

O refrão é o clímax da música, é a parte principal da obra, você precisa ser ainda mais objetivo e concluir a história.

Existem compositores que escrevem um refrão com 80 palavras – a quantidade de palavras de uma música comercial inteira – ou seja, tratando-se de comercial, quem vai gravar uma música dessas?

Seja objetivo e conclua a história no refrão.

6. A Guia Musical

Uma guia musical precisa ter qualidade!  Um violão bem gravado, voz bem gravada e afinada, afinal, ninguém merece escutar um desafinado cantando tudo fora do tempo.  

É necessária uma mixagem profissional, em que se ouvem todos os instrumentos de forma clara, nenhuma frequência briga com outra e, por último mas não menos importante, a masterização seja bem feita, com a qual se conseguem colocar todos os elementos gravados soando em um bom volume, dentro do padrão de mercado.

Quem grava suas guias musicais com o Ajeito Sua Música sabe muito bem que prezamos muito pela qualidade, pois ela sempre foi nossa marca registrada. Tanto que inúmeros artistas, inclusive renomados, quando escutam nossas guias já sabem que fomos nós que gravamos.

Resumindo tudo isso…

Sabe uma das melhores formas de aprender e se profissionalizar cada vez mais? Analisar letras que foram sucesso!

Muitos compositores erram em uma coisa: pegam uma letra na internet e acham que, apesar de ela estar se repetindo, eles têm que contar as palavras todas, inclusive a repetição.

Veja bem, compositor não tem que pensar em repetir letra nem em que ponto a letra vai voltar depois que cantar a primeira vez.

Compositor precisa escrever a letra uma única vez, e ponto! Quem vai decidir onde vai haver repetição e cantar duas, três ou quatro vezes é o produtor musical.

Então, escreva a parte A, parte B, refrão e pronto, não precisa duplicar a letra.

Outro ponto importante é: sempre informe onde são as partes de sua letra.

Você, como um compositor profissional, é obrigado a saber onde ficam as partes, onde vai ser a parte A, a parte B, ponte e refrão. Isso é o básico em uma composição, então você precisa aprendê-lo.

Para finalizar, aí vai uma crítica construtiva

Os compositores que nos procuram sabem que sempre auxiliamos a todos para obter resultados e melhorar cada vez mais.

“Amigos” para dar tapinha nas costas e falar que sua composição está linda (mesmo não estando) temos de monte.

Sabe, um jogador de futebol para ser um profissional leva várias duras de seu treinador, mas entende que é para o seu bem e para melhorar sempre.

Então, não culpe os outros por algo que às vezes está em suas mãos.

Faça perguntas para você mesmo:

= o que estou fazendo para melhorar meu vocabulário?

= o que estou fazendo para aprender música?

= não sei nada de informática, o que estou fazendo para escrever minhas letras?

Colocar a culpa em terceiros é muito fácil, agora, trazer a responsabilidade para si mesmo, isso sim, é uma virtude de pessoas que querem crescer e ter uma carreira profissional.

Não caia no conforto de achar que tudo está bom e que agora depende mais dos outros do que de você mesmo, pense que sempre depende mais de você do que dos outros.

Se você está em busca de uma equipe especializada em transformar suas letras ou poesias em músicas com uma melodia personalizada de acordo com seu gosto musical, ou aprimorar uma melodia já existente em sua composição, a Ajeito Sua Música é a solução que você procura. Com uma equipe de músicos e produtores experientes, a Ajeito Sua Música trabalha para transformar suas ideias em composições de alto nível, sempre com qualidade e excelência.

Quer ouvir algumas das guias musicais que gravamos? Clique no player abaixo.

Agradecemos por ter nos acompanhado até aqui e esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos como compositor. Lembre-se de que, além dessas dicas, o mais importante é ter paixão pela música e pelo processo criativo.

Sinta-se à vontade para compartilhar suas dúvidas e experiências na composição musical nos comentários abaixo. Sua opinião é valiosa para nós e para a comunidade de compositores. Juntos, podemos aprender e crescer como compositores!

Forte abraço da equipe Ajeito Sua Música e até a próxima.


Gostou do conteúdo? compartilha!

4 respostas

  1. Tô aprendendo muito com vcs
    Do Ajeito Sua Música
    Contar palavras eu não sabia,
    (já contei no passado, em refrão), mas nunca utilizei como regra, tanto que tenho guias com mais de 100 palavras…

    1. Caro Adriano, ficamos muito felizes em saber que está aprendendo muito com nossas dicas e que estamos ajudando você a melhorar suas composições. A contagem de palavras é uma das muitas técnicas que podem ajudar a aprimorar as letras das músicas, mas é importante lembrar que não é uma regra absoluta. O importante é sempre buscar conhecimento e aplicá-lo de forma criativa e autêntica em suas obras. Obrigado pelo comentário e continue acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Posts Recentes

Baixe agora nosso e-book exclusivo para compositores

Grave sua guia agora!
0:00
0:00

Escreva letras que conectam com as pessoas. Apenas 12x R$ 6,73.

Escreva letras que conectam. 12x R$ 6,73.