Muitos compositores têm dificuldade em diferenciar uma guia musical de um fonograma. Recebemos inúmeras mensagens dizendo: “Nossa, a qualidade da guia está parecendo músicas que tocam em rádios. Posso divulgar minha guia?”
Bom, vamos explicar melhor quais são as diferenças entre guias e fonogramas.
Toda composição precisa de uma guia musical para ser apresentada aos artistas e produtores musicais.
Para ser considerada uma música, ela precisa de letra, harmonia, melodia e ritmo. Se você só tem uma letra, não é música, mas sim uma poesia.
Compreenda os critérios de uma guia musical e saiba quando é hora de produzir um fonograma.
A guia musical é um recurso importante para compositores que desejam apresentar suas obras aos artistas e produtores musicais.
Vale lembrar que na guia musical, a letra é cantada apenas uma vez, com o refrão sendo repetido duas vezes. Ela é uma demonstração da música para ser apresentada aos artistas e produtores, geralmente não tendo todos os instrumentos, mas se o compositor desejar, é possível adicioná-los.
Além disso, não é possível gerar ISRC para guias musicais, mas o compositor pode divulgá-las em suas redes sociais e em plataformas que não exigem esse código. Para saber mais sobre o ISRC, recomendamos que acesse o link sobre o assunto “O que é ISRC“.
Entenda a importância do ISRC na identificação e execução pública de um fonograma.
Já o fonograma é considerado um produto, e todos que participam da criação (compositor, produtor, músicos e cantor) terão ganhos pela execução em rádio, streaming de áudio e vídeo, etc.
Todo fonograma possui um “CPF” chamado ISRC, que serve para identificar a gravação específica da música. A execução pública de um fonograma se faz por meio de rádios, bares, shows, etc. Quem gera o ISRC é o produtor fonográfico, que precisa estar afiliado a uma associação de gestão coletiva de Direitos Autorais.
Aprenda mais sobre ISRC no link “O que é ISRC“.
Aprenda a escolher o serviço ideal para divulgar sua obra.
Se você é letrista, poeta ou compositor e deseja apenas divulgar suas obras para artistas e produtores, a guia musical é o ideal para você.
Agora, se você deseja ter um produto e ter lucros sobre ele, precisa de um fonograma.
Viu como é simples diferenciar uma guia musical de um fonograma?
Agora que você já sabe a diferença entre os dois tipos de trabalho, pode escolher o serviço no site do Ajeito Sua Música e começar a divulgar sua obra.
Deixe seu comentário se gostou do artigo, pois ele nos incentiva a criar outros.
Abraço e até a próxima!
Respostas de 30
Olá! Bom dia, pessoal!
Eu já sabia a diferença, faço minhas guias aí, estou na vitrine, mas foi muito legal e sempre bom a gente estar atento nas explicações de vocês.
Abçs.
Parabéns, Adalto, é isso aí! Sucesso!
Ficou bem explicado,brigado,
Legal que gostou, Reinaldo! Sucesso pra você.
Olá pessoal. Parabéns pela explicação. A cada mensagem, postagem ou live de vocês, nos enriquece bastante. Feliz 2021!!! Abraços. Ps.: eu também faço guias com vocês. rs
Opa, Claudio! Que bom que gostou. Feliz 2021 pra você também. Obrigado pela parceria.
Obrigado, Danilo, Ernâni e equipe. Eu sabia que existia alguma diferença, só não sabia qual. Obrigado pela orientação e pelo trabalho encantador e profissional, que vocês realizam. E obrigado por acalentar o sonho de que algum dia irei realizar: ouvir alguma música minha gravada e tocando nas rádios e falando o meu nome e animando os ouvintes. Obrigado pelo apoio. Grande abraço 🫂, amigos.
Olá Múcio! Que bom que gostou do artigo. Para nós é um prazer contribuir com os compositores. Abraço e sucesso.
Muito bom os esclarecimentos. Parabéns!
Que bom que gostou, Erivaldo. Sucesso!
Artigo muito bom, explica resumidamente e com clareza as diferenças entre os dois modos de trabalharmos nossas composições. Parabéns a toda equipe do Ajeito Sua Música, desejo um feliz 2021 de ótimas produções de guias. Valeu Ernani, valeu Danilo!
Ficamos felizes que gostou, Idelmar. Um feliz 2021 pra você e família. Sucesso!
Fantástico o esclarecimento de vocês (Ajeito sua música)
Estava Leigo sobre este tema.
Anteriormente enviei algumas letras para se transformar em Guias musicais.
Com até 2 minutos.
Apartir de umas 6 Guias,2 precisamente com 3e4 minutos respectivamente .
Já com introdução, refrão com repetição.
A mim um comunicado, que era uma guia musical.
Está correto este procedimento destas 2 supostas guias musicais?
Olá Eldo! Uma guia violão e voz para ser o valor estipulado no site sem acréscimo a letra precisa ter até 150 palavras, passando esse número terá um adicional, conforme os termos e condições neste link. Agora, se contratou uma produção musical (fonograma), nesse caso não importa o tempo nem a quantidade de palavras, se foi uma guia, tem essa limitações. Sucesso!
Super bem explicado eu queria tanto saber sobre isso, agora entendi, obrigado foi muito útil.
Legal que curtiu, Robert. Sucesso!
Eu fui um desses compositores que confundia, mas vejo o quanto é interessante e importante obter o conhecimento, para que possamos ter em mãos, a escolha. Mesmo sendo somente compositora, posso desejar ter uma música produzida com intuito de coloca-la nas plataformas digitais, um projeto diferenciado dos meus demais trabalhos como compositora. É incrível o trabalho desenvolvido e a tamanha competência dos produtores Danilo e Ernani. Sempre preocupados em não somente prestar serviço, mas está sempre prestando conhecimento para seus clientes e para todo aquele que deseja e busca viver de música. O AJEITO SUA MÚSICA é um verdadeiro ACHADO! Parabéns meninos, juntos avante! o/
Olá, SMoraes, que bom ter você aqui no Blog. Ficamos muito felizes com seu comentários. Pode ter a certeza que esse projeto diferenciado que iniciou vai dar muito certo. Obrigado pelo carinho com o nosso projeto e estamos sempre a disposição para contribuir com os compositores. Forte abraço! Sucesso!
Boa tarde pessoal do Ajeito Sua Música, por acaso vocês tem essa opção do compositor escolher o fonograma para ter ganhos sobre ele.
Bom dia! Temos sim, segue o link – https://ajeitosuamusica.com.br/loja/producao-musical/. Obrigado.
Bem eu entendo perfeitamente o que eu quero/ meu tempo de cantar já passou mais tenho minhas composições e acredito que uma boa guia pode dar um bom resultado comprei de vocês o combo das 10 guias…E já tô mandando as letras para virarem uma música….grande abraço a vocês da produção e obrigado por-enquanto.
Opa, Jorge! Top, com certeza fazemos o melhor para suas composições. Sucesso!
Olá, pessoal do ASM. Isso é que é didática de mestres. Ensinar assuntos – alguns relativamente complexos – de forma simples e compreensível. Suas lives e vídeos, vão além de aulas, são desenhos que até os mais leigos conseguem compreender. E o mais interessante de tudo é que, num segmento onde cada um busca ter o seu próprio Sol, vocês compartilham suas experiências com aqueles que ainda engatinham por um caminho onde a viagem é longa, desafiadora mas não impossível. É gratificante trabalhar com vocês. Abraços para todos.
Obrigado pelo comentário, Carlos! Sucesso e #tamojunto.
Muito bom saber dessa opção do fonograma que o ajeito sua música oferece, agora que descobri, achei muito interessante, achava que era só a opção da guia.
Olá Mardaleine, obrigado por deixar seu comentário em nosso blog. Ficamos felizes em saber que você gostou de saber sobre a opção de fonograma que o Ajeito Sua Música oferece. Realmente, além da opção de guia, temos também a opção de produzir o fonograma da sua música. Se tiver interesse, pode conferir mais informações sobre nossos serviços em nosso site ou entrar em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida. Obrigado novamente e tenha um ótimo dia!
Olá pessoal do ajeito sua música!
Muito obrigado por esse esclarecimento .
Maravilhoso!
Agora eu entendi sobre as duas situações!
Nossa! Que Deus abençoe vcs viu 🙏🙏
Por serem esses profissionais tão tops;
Muito obrigado e um abraço de luz!
Amém, ficamos felizes que gostou e aprendeu com o conteúdo! Sucesso pra você!
Muito bem explicado, mas eu tenho uma dúvida com relação a postar as guias no canal do YouTube.
Caso a música tenha uma boa repercussão no YouTube, isso não traz nenhum problema quanto ao intérprete da guia do ajeito sua música?
Ex: o intérprete da guia não se importaria em expor a sua voz publicamente?
Olá Mardaleine, agradecemos pelo seu comentário e pela sua pergunta. Quando você adquire um serviço de produção de guia musical com o Ajeito Sua Música, você tem o direito de utilizar a gravação da guia para fins pessoais e comerciais, inclusive divulgá-la em seu canal do YouTube. O intérprete da guia é um profissional contratado para prestar esse serviço e não tem qualquer direito sobre a música ou sobre a gravação da guia. Portanto, não há problema em divulgar a sua composição com a guia no YouTube. Esperamos ter esclarecido a sua dúvida. Obrigado novamente pelo seu comentário!