@font-face{font-family:'Font Awesome 5 Free';font-style:normal;font-weight:900;font-display:block;src:url(https://cdn.ajeitosuamusica.com.br/wp-content/plugins/waveplayer/assets/fonts/fa-solid-900.woff2) format("woff2")}.fa,.fas{font-family:'Font Awesome 5 Free',FontAwesome;font-weight:900}@font-face{font-family:'Font Awesome 5 Brands',FontAwesome;font-style:normal;font-weight:400;font-display:block;src:url(https://cdn.ajeitosuamusica.com.br/wp-content/plugins/waveplayer/assets/fonts/fa-brands-400.woff2) format("woff2")}.fab{font-family:'Font Awesome 5 Brands';font-weight:400}

Contador de Palavras

do Compositor

Seja bem-vindo ao Contador de Palavras do Ajeito Sua Música, exclusivo para compositores, letristas e poetas.

Palavras: 0

Compartilhe o Contador de Palavras

Boas Práticas do Compositor Profissional

REVISE A LETRA

É importante revisar a letra para encontrar erros e corrigi-los, verificar se tem muitas palavras repetidas (se esse não for o propósito), trabalhar rimas, sinônimos, etc. Além disso, informar as partes como: parte A, parte B, ponte (se tiver) e refrão.

SEJA ORGANIZADO

Tenha suas letras escritas em Word, TXT ou qualquer outro documento que seja editável. Evite salvar suas letras em PDF, pois será possível editar apenas com um software específico. Salve cada letra com o título da música e, se houver áudio da melodia, renomeie arquivo e salve na mesma pasta da letra. NUNCA envie sua letra escrita a punho para um artista ou produtor, isso é muito amador.

NÃO DUPLIQUE A LETRA

Na guia musical a letra é cantada uma única vez, com o refrão duas vezes (padrão exigido pelos artistas e produtores). Não há necessidade de escrever a letra duas vezes.

NÃO CIFRE A LETRA

Todo profissional, quando escuta uma música, já sabe identificar os acordes que estão sendo tocados; sendo assim, não é necessário enviar a letra cifrada.

80/20

Já ouviu falar da técnica 80/20? Ela significa ter 80 palavras antes do refrão e 20 palavras no refrão. Os compositores que utilizam essa técnica e tem como resultado dezenas de composições gravadas, falam que o refrão pode ter no máximo 40 palavras. Não precisa seguir os números exatos, mas próximo deles.

SEJA COERENTE

Na hora de solicitar um artista de referência em sua guia musical, verifique se sua letra ou melodia tem o perfil do artista em questão. Cada artista tem suas peculiaridades, se o compositor tem dúvidas sobre identificar isso, é melhor deixar por conta dos produtores.

Desenvolvido por: Moabe Oliveira

0:00
0:00