Entenda as diferenças entre guia musical e fonograma

Guia musical ou Fonograma

Muitos compositores têm dificuldade em diferenciar uma guia musical de um fonograma. Recebemos inúmeras mensagens dizendo: “Nossa, a qualidade da guia está parecendo músicas que tocam em rádios. Posso divulgar minha guia?”

Bom, vamos explicar melhor quais são as diferenças entre guias e fonogramas. 

Toda composição precisa de uma guia musical para ser apresentada aos artistas e produtores musicais. 

Para ser considerada uma música, ela precisa de letra, harmonia, melodia e ritmo. Se você só tem uma letra, não é música, mas sim uma poesia.

Compreenda os critérios de uma guia musical e saiba quando é hora de produzir um fonograma.

A guia musical é um recurso importante para compositores que desejam apresentar suas obras aos artistas e produtores musicais.

Vale lembrar que na guia musical, a letra é cantada apenas uma vez, com o refrão sendo repetido duas vezes. Ela é uma demonstração da música para ser apresentada aos artistas e produtores, geralmente não tendo todos os instrumentos, mas se o compositor desejar, é possível adicioná-los.

Além disso, não é possível gerar ISRC para guias musicais, mas o compositor pode divulgá-las em suas redes sociais e em plataformas que não exigem esse código. Para saber mais sobre o ISRC, recomendamos que acesse o link sobre o assunto “O que é ISRC“.

Entenda a importância do ISRC na identificação e execução pública de um fonograma.

Já o fonograma é considerado um produto, e todos que participam da criação (compositor, produtor, músicos e cantor) terão ganhos pela execução em rádio, streaming de áudio e vídeo, etc.

Todo fonograma possui um “CPF” chamado ISRC, que serve para identificar a gravação específica da música. A execução pública de um fonograma se faz por meio de rádios, bares, shows, etc. Quem gera o ISRC é o produtor fonográfico, que precisa estar afiliado a uma associação de gestão coletiva de Direitos Autorais.

Aprenda mais sobre ISRC no link “O que é ISRC“.

Aprenda a escolher o serviço ideal para divulgar sua obra.

Se você é letrista, poeta ou compositor e deseja apenas divulgar suas obras para artistas e produtores, a guia musical é o ideal para você. 

Agora, se você deseja ter um produto e ter lucros sobre ele, precisa de um fonograma.

Viu como é simples diferenciar uma guia musical de um fonograma?

Agora que você já sabe a diferença entre os dois tipos de trabalho, pode escolher o serviço no site do Ajeito Sua Música e começar a divulgar sua obra.

Deixe seu comentário se gostou do artigo, pois ele nos incentiva a criar outros.

Abraço e até a próxima!

Gostou do conteúdo? compartilha!

30 respostas

  1. Olá! Bom dia, pessoal!
    Eu já sabia a diferença, faço minhas guias aí, estou na vitrine, mas foi muito legal e sempre bom a gente estar atento nas explicações de vocês.
    Abçs.

  2. Olá pessoal. Parabéns pela explicação. A cada mensagem, postagem ou live de vocês, nos enriquece bastante. Feliz 2021!!! Abraços. Ps.: eu também faço guias com vocês. rs

  3. Obrigado, Danilo, Ernâni e equipe. Eu sabia que existia alguma diferença, só não sabia qual. Obrigado pela orientação e pelo trabalho encantador e profissional, que vocês realizam. E obrigado por acalentar o sonho de que algum dia irei realizar: ouvir alguma música minha gravada e tocando nas rádios e falando o meu nome e animando os ouvintes. Obrigado pelo apoio. Grande abraço 🫂, amigos.

  4. Artigo muito bom, explica resumidamente e com clareza as diferenças entre os dois modos de trabalharmos nossas composições. Parabéns a toda equipe do Ajeito Sua Música, desejo um feliz 2021 de ótimas produções de guias. Valeu Ernani, valeu Danilo!

  5. Fantástico o esclarecimento de vocês (Ajeito sua música)
    Estava Leigo sobre este tema.
    Anteriormente enviei algumas letras para se transformar em Guias musicais.
    Com até 2 minutos.
    Apartir de umas 6 Guias,2 precisamente com 3e4 minutos respectivamente .
    Já com introdução, refrão com repetição.
    A mim um comunicado, que era uma guia musical.
    Está correto este procedimento destas 2 supostas guias musicais?

    1. Olá Eldo! Uma guia violão e voz para ser o valor estipulado no site sem acréscimo a letra precisa ter até 150 palavras, passando esse número terá um adicional, conforme os termos e condições neste link. Agora, se contratou uma produção musical (fonograma), nesse caso não importa o tempo nem a quantidade de palavras, se foi uma guia, tem essa limitações. Sucesso!

  6. Eu fui um desses compositores que confundia, mas vejo o quanto é interessante e importante obter o conhecimento, para que possamos ter em mãos, a escolha. Mesmo sendo somente compositora, posso desejar ter uma música produzida com intuito de coloca-la nas plataformas digitais, um projeto diferenciado dos meus demais trabalhos como compositora. É incrível o trabalho desenvolvido e a tamanha competência dos produtores Danilo e Ernani. Sempre preocupados em não somente prestar serviço, mas está sempre prestando conhecimento para seus clientes e para todo aquele que deseja e busca viver de música. O AJEITO SUA MÚSICA é um verdadeiro ACHADO! Parabéns meninos, juntos avante! o/

    1. Olá, SMoraes, que bom ter você aqui no Blog. Ficamos muito felizes com seu comentários. Pode ter a certeza que esse projeto diferenciado que iniciou vai dar muito certo. Obrigado pelo carinho com o nosso projeto e estamos sempre a disposição para contribuir com os compositores. Forte abraço! Sucesso!

      1. Boa tarde pessoal do Ajeito Sua Música, por acaso vocês tem essa opção do compositor escolher o fonograma para ter ganhos sobre ele.

  7. Bem eu entendo perfeitamente o que eu quero/ meu tempo de cantar já passou mais tenho minhas composições e acredito que uma boa guia pode dar um bom resultado comprei de vocês o combo das 10 guias…E já tô mandando as letras para virarem uma música….grande abraço a vocês da produção e obrigado por-enquanto.

  8. Olá, pessoal do ASM. Isso é que é didática de mestres. Ensinar assuntos – alguns relativamente complexos – de forma simples e compreensível. Suas lives e vídeos, vão além de aulas, são desenhos que até os mais leigos conseguem compreender. E o mais interessante de tudo é que, num segmento onde cada um busca ter o seu próprio Sol, vocês compartilham suas experiências com aqueles que ainda engatinham por um caminho onde a viagem é longa, desafiadora mas não impossível. É gratificante trabalhar com vocês. Abraços para todos.

      1. Muito bom saber dessa opção do fonograma que o ajeito sua música oferece, agora que descobri, achei muito interessante, achava que era só a opção da guia.

        1. Olá Mardaleine, obrigado por deixar seu comentário em nosso blog. Ficamos felizes em saber que você gostou de saber sobre a opção de fonograma que o Ajeito Sua Música oferece. Realmente, além da opção de guia, temos também a opção de produzir o fonograma da sua música. Se tiver interesse, pode conferir mais informações sobre nossos serviços em nosso site ou entrar em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida. Obrigado novamente e tenha um ótimo dia!

  9. Olá pessoal do ajeito sua música!
    Muito obrigado por esse esclarecimento .
    Maravilhoso!
    Agora eu entendi sobre as duas situações!
    Nossa! Que Deus abençoe vcs viu 🙏🙏
    Por serem esses profissionais tão tops;
    Muito obrigado e um abraço de luz!

  10. Muito bem explicado, mas eu tenho uma dúvida com relação a postar as guias no canal do YouTube.
    Caso a música tenha uma boa repercussão no YouTube, isso não traz nenhum problema quanto ao intérprete da guia do ajeito sua música?
    Ex: o intérprete da guia não se importaria em expor a sua voz publicamente?

    1. Olá Mardaleine, agradecemos pelo seu comentário e pela sua pergunta. Quando você adquire um serviço de produção de guia musical com o Ajeito Sua Música, você tem o direito de utilizar a gravação da guia para fins pessoais e comerciais, inclusive divulgá-la em seu canal do YouTube. O intérprete da guia é um profissional contratado para prestar esse serviço e não tem qualquer direito sobre a música ou sobre a gravação da guia. Portanto, não há problema em divulgar a sua composição com a guia no YouTube. Esperamos ter esclarecido a sua dúvida. Obrigado novamente pelo seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Posts Recentes

Baixe agora nosso e-book exclusivo para compositores

Grave sua guia agora!

Escreva letras que conectam com as pessoas. Apenas 12x R$ 6,73.

Escreva letras que conectam. 12x R$ 6,73.