@font-face{font-family:'Font Awesome 5 Free';font-style:normal;font-weight:900;font-display:block;src:url(https://cdn.ajeitosuamusica.com.br/wp-content/plugins/waveplayer/assets/fonts/fa-solid-900.woff2) format("woff2")}.fa,.fas{font-family:'Font Awesome 5 Free',FontAwesome;font-weight:900}@font-face{font-family:'Font Awesome 5 Brands',FontAwesome;font-style:normal;font-weight:400;font-display:block;src:url(https://cdn.ajeitosuamusica.com.br/wp-content/plugins/waveplayer/assets/fonts/fa-brands-400.woff2) format("woff2")}.fab{font-family:'Font Awesome 5 Brands';font-weight:400}

Blocos melódicos na composição

Quando olhamos uma letra de música (composição), a vemos em blocos. Isso facilita a visualização e, certamente, as partes, durante sua estrutura.

Quando temos uma letra com três blocos, automaticamente sabemos (pela lógica) que o terceiro bloco é o refrão.

Por que preciso escrever minha letra em blocos?

Porque, como falamos acima, facilita a visualização e, além disso, a criação da melodia.

Você não tem noção de como uma letra em blocos ajuda e muito a criação de uma melodia profissional.

Veja uma música de sucesso que foi escrita em blocos:

Que Sorte a Nossa

Parte A
Diz que pensa tanto em mim
Que tá querendo me ver
Diz que tá me lembrando bastante
Acredito em você

Parte B
Tô sabendo de tudo
Tô lendo seus recados
Minhas fotos que você curtiu
Tô seguindo você

Ponte
E aí, o que é que a gente vai fazer?
Diz aí, se você quer e eu também tô querendo você

Refrão
Tantos sorrisos por aí, você querendo o meu
Tantos olhares me olhando e eu querendo o seu
Eu não duvido, não, que não foi por acaso
Se o amor bateu na nossa porta, que sorte a nossa

Perceba que nos dois primeiros blocos temos a mesma quantidade de linhas e, praticamente, a mesma quantidade de palavras – se passa ou falta, é pouca coisa.

De novo, para facilitar a criação da melodia.

Aí temos a parte A e a parte B da música; geralmente, na criação da melodia essas duas partes são praticamente idênticas, se mudar serão apenas algumas notas da melodia, mas o sentido é o mesmo.

Já no terceiro bloco mudou a quantidade de linhas e também a quantidade de palavras; por que isso?

Simples, porque aí é a ponte da música, ela é algo isolado da parte A e B, pois a melodia é diferente das duas partes anteriores.

Na hora de criar uma melodia, temos que pensar que a música precisa ter um crescimento, tanto na dinâmica do violão (no caso da guia) quando na melodia.

Geralmente começa-se usando notas (na voz) mais baixas, na parte B usam-se notas baixas seguindo o mesmo bloco melódico, mas acrescentando algumas notas diferentes da escala.

Já na ponte estamos nos preparando para o refrão, então precisamos ter notas mais altas, que indicam um crescimento na música.

E por fim, e o mais importante, o refrão.

Para finalizar a música, temos o refrão, que segue a estrutura de 4 linhas, cada linha com praticamente a mesma quantidade de palavras.

Nesse bloco, a melodia precisa passar emoção para quem for ouvir a música. Algo diferente de tudo que já aconteceu durante os blocos anteriores.

Por isso, se você faz a estrutura com parte A e depois refrão, mata sua letra, pois sua composição não terá crescimento algum.

Analise as letras atuais, estude o mercado e se comprometa em sempre aprender com as pessoas que já fizeram sucesso; só assim será possível você entrar no mercado e ser um compositor de sucesso.

E aí, gostou das dicas? Se sim, deixe seu comentário, nem que sejam poucas palavras, mas só assim saberemos se está ou não gostando do conteúdo que estamos preparando para você.

Até a próxima e sucesso!

Gostou do conteúdo? compartilha!

52 respostas

  1. Muito bom o conteúdo! Sempre é bem-vindo adquirir conhecimento. Principalmente com pessoas que já estão no ramo a um bom tempo.

    1. Obrigado, Fernando, pelo seu comentário! Ficamos felizes em saber que o conteúdo foi útil para você. Sempre estamos buscando compartilhar conhecimento e experiência para ajudar compositores como você a se aprimorar cada vez mais. Continue acompanhando nossas dicas e conteúdos!

  2. Maravilhoso o conteúdo!
    Estou aproveitando cada dica e estou aprendendo muito! Já consegui sanar várias dúvidas que tinha.
    Muito bom mesmo!

  3. A música é infinita, por mais q nos interamos do assunto, sempre tem mais para aprendermos, ainda bem que existe vocês do ajeito sua música para nós ajudarmos, obg por vocês existirem, e parabéns por tudo, vocês são mil, milhões.

      1. Olá Dario Marcelino,

        Obrigado pelo seu comentário! Ficamos muito felizes em saber que você achou o conteúdo interessante e que ele foi um incentivo para você que está começando. Aqui no blog, nosso objetivo é fornecer informações úteis e relevantes para ajudar nossos leitores a alcançar seus objetivos e aprimorar seus conhecimentos.

        Continue acompanhando nossos conteúdos e não hesite em compartilhar suas opiniões e sugestões conosco. Estamos sempre abertos a novas ideias e comentários construtivos que possam nos ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de nossos conteúdos.

        Mais uma vez, obrigado pelo seu comentário e esperamos vê-lo novamente em nossos próximos artigos.

        Atenciosamente,
        Ajeito Sua Música

  4. Meu arrependimento em relação ao Ajeito Sua Música é não ter conhecido antes.
    O que me conforta é acreditar que tudo na vida tem seu tempo de acontecer. Assim, tenho aproveitado bastante e crescido como Compositor Profissional. Já já a hora certa chega. Claro, fazendo por onde! Cada guia que recebo é um presente aos ouvidos, aumentando a chance de serem liberados pela alta qualidade. Parabéns!!

    1. Olá Victor,

      Agradecemos por seu comentário e ficamos felizes em saber que o Ajeito Sua Música tem sido útil e valioso para você em sua jornada como compositor profissional. É verdade que muitas vezes as coisas acontecem no tempo certo, e estamos felizes em poder ajudar nessa caminhada.

      É muito gratificante para nós saber que nossas guias musicais estão sendo bem recebidas e ajudando você a aprimorar sua técnica e qualidade como compositor. Não há nada melhor do que ver nossos leitores crescendo e alcançando seus objetivos musicais.

      Não deixe de compartilhar suas conquistas e evolução conosco. Estamos sempre prontos para apoiar e encorajar você em sua jornada musical.

      Mais uma vez, obrigado por seu comentário e continue acompanhando nossos artigos para mais dicas e informações úteis.

      Atenciosamente,
      Ajeito Sua Música

    1. Olá Arirroberto,

      Agradecemos por seu comentário e ficamos felizes em saber que a dica fornecida foi útil para você. Aqui no blog, buscamos fornecer informações e dicas valiosas para ajudar nossos leitores a melhorar suas composições e aprimorar suas habilidades musicais.

      Não hesite em compartilhar suas composições conosco e em nos informar sobre seus progressos e conquistas. Estamos sempre prontos para apoiar e incentivar nossos leitores em sua jornada musical.

      Mais uma vez, obrigado por seu comentário e continue acompanhando nossos artigos para mais dicas e informações úteis.

      Atenciosamente,
      Ajeito Sua Música

  5. Sim! É sempre bom e importante adquirir mais conhecimentos e o mais importante com profissionais do ramo.

    Parabéns para todos envolvidos desse projeto Ajeito sua Música pelo trabalho brilhante que vem nos ajudando muito, principalmente compositores iniciantes.

    1. Olá Fabio,

      Agradecemos muito pelo seu comentário e feedback positivo sobre o Ajeito Sua Música. É muito gratificante saber que estamos cumprindo nosso objetivo de ajudar compositores a aprimorar seus conhecimentos e habilidades musicais.

      Nosso time é composto por profissionais qualificados e experientes que estão comprometidos em fornecer o melhor conteúdo e guias musicais de qualidade. Sabemos como é importante ter acesso a informações valiosas e de qualidade, e ficamos felizes em saber que estamos suprindo essa necessidade.

      Continuaremos trabalhando para oferecer mais conteúdo relevante e útil para você e todos os nossos leitores. Se tiver alguma sugestão ou solicitação de assuntos a serem abordados, não hesite em nos contatar.

      Mais uma vez, agradecemos pelo seu apoio e incentivo. Continue acompanhando nossos artigos para continuar aprendendo e evoluindo como compositor.

      Atenciosamente,
      Ajeito Sua Música

  6. muito boa a dica,concerteza cada detalhe aumenta a cada dia nossa capacidade de crescer proficionalmemte.obrigado ASM

    1. Olá Natan,

      Agradecemos muito pelo seu comentário e feedback positivo sobre o Ajeito Sua Música. Ficamos felizes em saber que nossas dicas estão ajudando a aumentar sua capacidade de crescer profissionalmente como compositor.

      De fato, como você mencionou, cada detalhe é importante para aprimorar nossas habilidades musicais e profissionais. E é por isso que estamos comprometidos em fornecer conteúdo de qualidade para nossos leitores, com dicas para ajudá-los a se desenvolver ainda mais.

      Agradecemos novamente pelo seu comentário e esperamos que continue acompanhando nosso blog para obter mais informações e dicas úteis sobre o mundo da música e composição.

      Atenciosamente,
      Ajeito Sua Música

    1. Olá Juliano!

      Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu agregar valor e abrir a sua mente! Nosso objetivo é justamente proporcionar informações e dicas relevantes para ajudar você a evoluir como compositor. Agradecemos pelo comentário e esperamos que continue acompanhando nosso trabalho!

      Atenciosamente,
      Ajeito Sua Música

  7. Excelentes dicas, com certeza vão me ajudar muito a aprimorar minhas letras, ao mesmo tempo que me deixa feliz por saber que, apesar de não ter esse conhecimento, eu já vinha acertando. Valeu!!!

    1. Obrigado pelo comentário, Elói! Ficamos felizes em saber que as dicas foram úteis para você e que você já vinha acertando em suas letras. Continue praticando e aprimorando sua escrita!

    1. Obrigado pelo comentário, Carlos! Ficamos felizes em saber que as dicas foram úteis para você. Continuaremos trazendo conteúdos relevantes e de qualidade para ajudar na sua evolução como compositor.

  8. A palavra é gratidão
    Ter vocês como parceiros é muito gratificante,vocês realizam nossos sonhos ,com muito respeito,mesmo que nosso trabalho seja de má qualidade,e essa equipe mesmo assim faz o melhor, parabéns .

    1. Obrigado pelo seu comentário, Guilherme! Ficamos felizes em saber que estamos ajudando a realizar seus sonhos como compositor. Continuaremos trabalhando com muito respeito e empenho para ajudar a tornar sua música a melhor que pode ser. Obrigado por ser nosso parceiro!

  9. Dicas importantes para quem é iniciante na arte de escrever. Sem conhecimento não há evolução.

    1. Muito obrigado por seu comentário, Milton! Concordamos plenamente que o conhecimento é essencial para o desenvolvimento de qualquer habilidade, incluindo a composição musical. Ficamos felizes em poder fornecer dicas úteis para vocês. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos para continuar aprendendo e evoluindo em sua jornada como compositor.

  10. Já tenho um guia realizada por vocês. Como procedo para efetuar o registro desta música com letra e melodia? Aproveito a oportunidade para sugerir a vocês que façam um vídeo com o seguinte conteúdo: Passo a passo para uma boa negociação de sua obra musical (cuidados a serem tomados durante as etapas de liberação , prazo ideal, valores praticados, etc).

    1. Olá Milton, ficamos felizes em saber que já utilizou nossos serviços de guia musicais. Para registrar a música com letra e melodia, leia esse artigo que escrevemos: Onde registrar músicas?
      Agradecemos também pela sugestão de conteúdo, é uma ótima ideia! Iremos considerá-la para nossos próximos materiais. Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais dicas e novidades. Obrigado por seu comentário!

  11. Buenos dia!
    Excelente!!!
    Estou engatinhando no mundo da composição e uma dica como essa é muito valiosa

    1. Olá Timótheo! Ficamos muito felizes em saber que nossas dicas estão sendo úteis para o seu crescimento como compositor. Continue acompanhando nosso conteúdo para receber mais dicas valiosas. Obrigado por comentar!

  12. O conteúdo é excelente, eu gostei muito, muito obrigado pela dica, sendo uma dica essencial para a criação de uma boa obra.

    1. Olá Marco! Agradecemos muito o seu comentário e ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Esperamos que as dicas sejam úteis para aprimorar ainda mais suas composições. Obrigado por nos acompanhar!

    1. Olá Mardaleine, agradecemos muito pelo seu comentário e ficamos felizes em saber que o conteúdo foi útil para o seu crescimento. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações valiosas para compositores como você. Abraços!

    1. Muito obrigado pelo seu comentário, Edilsom! Ficamos muito felizes em saber que nossas dicas são úteis para você. Continuaremos a trazer conteúdos relevantes para ajudá-lo a aprimorar suas composições. Obrigado por nos acompanhar!

  13. Muito obrigado pela dica, contribui e muito, cada dia o a jeito vem mostrando o seu compromisso com todos, espero mais dicas !

    1. Obrigado, Emerson, por compartilhar sua opinião conosco! Ficamos felizes em saber que as dicas foram úteis para você e que estamos cumprindo nosso compromisso de ajudar os compositores. Fique atento ao nosso blog para mais conteúdo valioso! Abraço.

    1. Olá Isabel, ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo foi útil para você e que pudemos ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas. Agradecemos seu comentário e estamos sempre à disposição para ajudar. Abraços!

    1. Olá Damilton, obrigado por deixar seu comentário em nosso blog e por apreciar nossas dicas de formatação de letra. Ficamos felizes em saber que pudemos ajudar e que você gostou do conteúdo. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações sobre composição de música. Obrigado novamente e tenha um ótimo dia!

  14. Nossaa… Eu gostei muito do conteúdo.
    Por meio de método simples foi passado muita informação. Obrigado!

    1. Fico feliz em saber que gostou do conteúdo, William! O objetivo é sempre fornecer informações de qualidade de forma clara e objetiva. Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Sucesso!

  15. Quero agradecer a vocês do Ajeito Sua Música por me proporcionar mais essa oportunidade de adquirir conhecimento. Com certeza vocês deram aqui dicas valiosas que irão mudar o nosso jeito de compor. Obrigado!

    1. Olá, Cláudio! Muito obrigado pelo comentário! Ficamos super felizes em saber que nossas dicas estão ajudando na sua jornada de composição. Qualquer coisa que precisar, estamos aqui. Sucesso pra você! 🎶🌟

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Posts Recentes

Baixe agora nosso e-book exclusivo para compositores

Grave sua guia agora!
0:00
0:00

Escreva letras que conectam com as pessoas. Apenas 12x R$ 6,73.

Escreva letras que conectam. 12x R$ 6,73.